Sábado – Pense por si

Nuno Rogeiro
Nuno Rogeiro
07 de abril de 2023 às 18:00

O cordeiro pascal

É a segunda Páscoa que a Europa vive em estado de guerra. O sangue derramado obriga a uma reflexão profunda, para crentes ou descrentes de todas as origens. Pode não servir para nada, mas cumpre uma obrigação natural. Este é um relato heterodoxo e pessoal. Mas espero que transmissível.

Entrega de uma vida por todas. Arrependimento. Fé. Descrença. Perdão. Paciência. Traição. Cobardia. Revolta. Aceitação. Clareza. Mistério fundamental. Volubilidade das massas. Tentações. Humildade. Poder. Queda e ascensão. Revelação. Profecia. Amoralidade. Soberba. Desrazão. Mal absoluto. Bem omnipresente. Trevas. Luz. Dúvida. Medo do desconhecido. O papel da força moral e da violência física. A ambivalência ou a frieza das leis. A incompreensão dos estadistas. César e Cristo. Tirania e quebra de amarras. O silêncio dos inocentes e a arrogância dos culpados.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.