Sábado – Pense por si

Nuno Costa Santos
Nuno Costa Santos
19 de março de 2017 às 10:17

Simples e humilde plátano

"Mais vale um simples e humilde plátano do que um conselheiro de Estado." A frase é de Raul Brandão, celebrado há dias em Guimarães, no Festival Húmus, a propósito dos 150 anos do seu nascimento

"Mais vale um simples e humilde plátano do que um conselheiro de Estado." A frase é de Raul Brandão, celebrado há dias em Guimarães, no Festival Húmus, a propósito dos 150 anos do seu nascimento. Revela bem a desconfiança que tinha dos poderes do seu tempo e a defesa que fazia da Natureza em contraponto às cidades que, na passagem do século XIX para o século XX, olhava como antros decadentes, vítimas de uma busca pelo "Oiro", como costumava designar a avidez que desprezava mendigos, crianças que pediam, gente traficada.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.