Sábado – Pense por si

Nuno Costa Santos
Nuno Costa Santos
24 de abril de 2014 às 11:05

Os almoços de trabalho

"No almoço de trabalho fala-se de tudo. Dos filhos, do clube de futebol, do Passos, das séries." Leia a nova crónica de Nuno Costa Santos

Antes de entramos no assunto temos de dar uma volta à Islândia. Não chegamos a tomar decisões nos descontos. Tomamos decisões depois do apito final. Só quando a aula terminou é que colocamos o dedo no ar. Só quando o juiz já ditou a sentença é que temos uma pergunta a fazer. Somos assim: adiamos o instante de tocar na tecla. E enquanto não experimentamos o gesto, falamos. Falamos, falamos, falamos. Muitas vezes connosco próprios. O português não fala só ao mundo. É questão de nos vermos nos transportes públicos: por detrás de cada olhar parado conseguimos ouvir debates sem moderação sobre os mais desvairados assuntos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.