Sábado – Pense por si

Nuno Costa Santos
Nuno Costa Santos
04 de janeiro de 2016 às 08:00

O nome dos terroristas

Há novos nomes de terroristas nos noticiários, fazem parte de outro grupo que vive da festa do sangue. E sinto de novo o que senti: não quero viver rodeado do terror

Há 10 anos, ensurdecido, como tantos, pelo ruído da informação, tinha um sentimento claro: o de que não estava aqui para saber o nome dos terroristas. Na altura era a Al-Qaeda que enchia os noticiários com os nomes daqueles que se explodiam em nome da sua fé. Pensava, enquanto faziazappingpelas notícias: não quero saber como se chamam aqueles que distribuem o terror pelos noticiários, impedindo-nos de espreitar pela janela as tonalidades de verde do jardim em frente. Preferia saber o nome dos pássaros, o nome das flores da infância dos meus pais.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.