Sábado – Pense por si

Margarida Davim
Margarida Davim Jornalista
29 de novembro de 2023 às 20:00

Os 20% que ameaçam a democracia

A falta de interesse pelo que nos rodeia é um sinal alarmante. Quem não se espanta, não se interroga, não procura, fica mais longe do humano.

Reparei neles mal cheguei ao Rio de Janeiro. Eram aves de grande envergadura, com asas desenhadas como letras. Pairavam sobre o Monte dos Dois Irmãos, sobrevoavam o Pão de Açúcar, rasavam o Corcovado, planavam sobre Ipanema. Eram omnipresentes. Como se chamam? Procurei saber. E a cada pergunta deparava-me com a estupefação de quem nunca tinha reparado no que estava a ver. Aqueles pássaros pareciam invisíveis. Ninguém olhava para o céu à procura do seu nome, porque a sobrevivência e a curiosidade raramente são compatíveis. Para sobreviver, o melhor é andar de olhos rasos no chão.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.