Sábado – Pense por si

João Pereira Coutinho
João Pereira Coutinho Politólogo, escritor
02 de novembro de 2019 às 13:00

Regressos ao passado

Em 1995, 34% dos mais jovens gostavam da ideia de um líder autoritário. Em 2011, a cifra passou para os 44%. Será isto a geração mais bem preparada de sempre? Talvez. Mas é também a geração mais imbecil do pós-guerra, precisamente por nunca ter vivido uma

O TEMPO NÃO ESTÁ FÁCIL para os democratas liberais. Falo daquela tribo, hoje em vias de extinção, que aprecia o equilíbrio frágil entre a vontade popular expressa nas urnas e a soberania da lei e das instituições que protegem as liberdades e os direitos fundamentais. Hoje, temos democratas e temos liberais, ou seja, temos a fúria da "vontade geral", de um lado, e a fúria das elites pós-democráticas, do outro. Mas "democratas-liberais" são outro artigo. Artigo raro.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.