Sábado – Pense por si

João Pereira Coutinho
João Pereira Coutinho Politólogo, escritor
30 de setembro de 2025 às 23:00

Primeiros passos

Mistério: sem uma justiça célere e um Estado desburocratizado, o alcance pode ser mais modesto do que se pensa. Mas o que não constitui mistério é repetir os erros do passado e esperar por resultados brilhantes.

NOS ÚLTIMOS ANOS, conheci proprietários que retiraram as suas casas do mercado de arrendamento. Motivos? Quase sempre os mesmos: os “pacotes para a habitação” que os governos de António Costa foram apresentando eram particularmente hostis para os senhorios. Como se fosse obrigação deles garantir a habitação pública que o Estado foi incapaz de prover. A ameaça dos “arrendamentos forçados” foi o principal delírio a fazer estragos: os imóveis passaram a ser expeditamente vendidos, não fosse o diabo tecê-las.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.