Sábado – Pense por si

João Pereira Coutinho
João Pereira Coutinho Politólogo, escritor
22 de abril de 2023 às 18:00

Foi para isto que se fez o 25 de Abril?

Medina nunca esteve vivo – e, como se viu em Lisboa, é um desastre ambulante em campanha eleitoral. Quem sobra? Marta Temido. Perde para Luís Montenegro, mas pelos vistos é o melhor que o PS arranja depois da degradação inimaginável do SNS, a que a senhora presidiu ao som da Internacional Socialista.

A REALPOLITIK tem dias para a nossa esquerda. Quando é invocada e praticada pelos “fascistas” da direita (“fascista”, aqui, é qualquer pessoa que não considere Cuba um exemplo de democracia e liberdade), isso só mostra a rendição abjecta aos interesses económicos. Quando é a esquerda a praticá-la, não há crime; é até uma virtude, em nome da igualdade e do bem-estar dos povos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.