Sábado – Pense por si

João Pedro George
João Pedro George
19 de junho de 2019 às 09:00

O Grande Prefaciador

Para se perceber muito do que se passa na cabeça dos Presidentes da República eleitos depois do 25 de Abril é preciso ler os prefácios que escreveram. Marcelo assinou 111, Mário Soares 72, Sampaio 36, Ramalho Eanes 18 e Cavaco Silva 11

Por mais extravagante que pareça, sou um grande leitor de prefácios. Inclusive dos prefácios a obras que não interessam nem ao burrinho do presépio, livralhada cujo efeito sobre a nossa inteligência se desvanece imediatamente e que tornam muito difícil a possibilidade de um diálogo civilizado com os autores. Porque as humaníssimas sensações de vazio, desolação e arrependimento que esses livros nos deixam costumam ser directamente proporcionais ao proveito que podemos retirar dos respectivos prefácios.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.