Sábado – Pense por si

João Pedro George
João Pedro George
06 de maio de 2020 às 07:00

Luís Oliveira (Antígona): Subsídios para o estudo de um editor refractário

Oliveira é o mais acabado exemplar do indivíduo que diz uma coisa e faz outra. Na teoria, é radicalmente do contra, é um ácido crítico das instituições capitalistas e dos seus representantes. Na prática vivida, porém, cultiva a lei desvairada do dinheiro, entrega-se ao instinto de ganhuça do capitalismo, é um escrupuloso defensor da concorrência implacável e da fórmula autoritária

Luís Oliveira, fundador e patrão da Antígona, colocou uma providência cautelar à Clube do Autor por esta ter editado o livro 1984, de George Orwell (prefácio de José Rodrigues dos Santos). Como detentora dos direitos da obra, até ao fim deste ano, a Antígona exige à Clube do Autor que retire o livro de circulação. Segundo Oliveira, "embora eu não seja contra os piratas, esta edição é pirata".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.