Sábado – Pense por si

João Pedro George
João Pedro George
12 de dezembro de 2018 às 09:00

Bob Marley

Para os rastafáris mais ortodoxos ou puristas, a decisão da UNESCO não pode senão constituir o golpe de misericórdia no reggae como manifestação de contracultura e de oposição à Babilónia

No dia 2 de Novembro de 1930, na Etiópia, também conhecida como Abissínia, reis, príncipes e chefes de Estado do mundo ocidental reuniram--se para assistir à proclamação de Ras Tafari Makonnen como Hailé Selassié I, o novo imperador daquela remota nação africana. Acontecimento de repercussão mundial, amplamente coberto pelos meios de comunicação, incluindo a National Geographic, a coroação de Selassié exerceria forte influência nos movimentos pan-africanos, em particular na Jamaica, sob domínio inglês desde o século XVII (só a 6 de Agosto de 1962 é que o país se tornou independente do Reino Unido).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.