Sábado – Pense por si

Francisco José Viegas
Francisco José Viegas
17 de agosto de 2019 às 13:00

A alface e o eucalipto

Só podemos inverter as coisas sendo mais conservadores: gastar menos, pensar mais, passear mais, fazer menos, respeitar mais a sabedoria dos que sobreviveram às dificuldades - porque estamos sempre em dificuldades.

O Google Camp é uma espécie de acampamento do Bloco de Esquerda em versão Hollywood promovido pela Google e dedicado a arrebanhar "pessoas influentes" para tentar sensibilizar-nos para as mudanças climáticas, o flagelo da poluição e a necessidade de mudarmos de vida. As televisões não estiveram lá - mas estiveram Katy Perry, Leonardo DiCaprio, Barack Obama, Harry Styles, Bradley Cooper, Meghan Markle, Orlando Bloom, Mark Zuckerberg, numa lista que parece infindável e que deslocou para a Sicília o desejo de discutir (cito) "tecnologia, moda, direitos humanos e mudanças climáticas". Muitos deles assistiram ao concerto dos Coldplay, e há fotos dignas de figurar em qualquer passarela, distribuídas por iates, terraços, salões e alpendres de tendas. Como dizia um jornal inglês, "acredita-se que o príncipe Harry fez um discurso apaixonado sobre a mudança climática, depois de ter voado num jato particular de luxo". Além disso, 114 jatos privados contribuíram para uma carga de 800 toneladas de carbono a fim de discutir o assunto. DiCaprio e Orlando Bloom devem ter dado grandes contributos morais e científicos enquanto comiam wraps de quinoa e tofu.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.