Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
14 de outubro de 2021 às 08:00

Pandora ou o Exército Nacional de Idiotas

O Exército Nacional de Idiotas é toda a classe média, de países como o nosso, que paga proporcionalmente a maior fatura da carga fiscal porque os Rendeiros, os Canas, os Pinhos e os Sarmentos deste mundo potenciam vantagens nos paraísos fiscais.

Petros Márkaris é o melhor escritor grego contemporâneo e, a par do italiano Andrea Camilleri, falecido em 2019, um dos grandes renovadores do romance negro mediterrânico. Um e outro são herdeiros de Leonardo Sciascia, o racionalista siciliano e talentoso escritor, que nasceu há precisamente 100 anos e foi o inventor de muitas ideias sobre a gestão do poder do Estado, a hipocrisia e o jogo de sombras, produzindo a poderosa tese da sicilianização do mundo. Esta sicilianização do mundo é o que acontece quando o poder político e económico são, quase só, testas de ferro de interesses sombrios, geneticamente criminosos, que manipulam de forma sistemática as regras do Estado de direito democrático em seu proveito, seja evitando a perseguição penal, transformando largos setores do Estado em áreas de negócio exclusivas ou utilizando-o, através do direito e do poder legislativo, para branquear os seus lucros gigantescos com atividades que semeiam a morte, a desigualdade e a pobreza.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.