Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
15 de fevereiro de 2018 às 03:30

Os senhores do segredo e o The Post

Os políticos que não querem ser objecto de qualquer escrutínio, seja na justiça ou no jornalismo, desenvolvem com total impunidade estratégias de vitimização que, entre outras coisas, escondem as suas próprias violações do segredo de justiça

Uma das maiores hipocrisias no debate público sobre a justiça está na forma como a violação do segredo se tornou um crime exclusivo de jornalistas. É como se não existisse mais nada, nem mais ninguém. Aqueles políticos que não querem ser objecto de qualquer escrutínio, seja da justiça ou do jornalismo, desenvolvem com total impunidade estratégias de vitimização que, entre outras coisas, escondem as suas próprias violações do segredo. E para isso contam com um verdadeiro exército de advogados, comentadores fabricados nos bastidores do poder, que vêm de um obscuro passado como "empresários" ou mesmo "merceeiros", na linguagem dos próprios, e são metidos a cavalo em programas de debate nas televisões e jornais amigos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.