Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
16 de fevereiro de 2017 às 08:00

O velho pântano

O que é o pântano político em Portugal? Basta pegar na actualidade política, económica e judicial dos últimos anos para responder

O que é o pântano político em Portugal? Basta pegar na actualidade política, económica e judicial dos últimos anos para responder. Ele está no financiamento da política e no ambiente institucionalizado de luvas milionárias (vulgo corrupção) nos negócios com o Estado, desde a contratação pública à obscena política de rendas na energia, nas parcerias público-privadas rodoviárias e noutras áreas. Está alapado nas leis penais ineficazes – como tem sido ao longo de décadas o tráfico de influências – ou nas leis-medida, por conta de privilégios particulares ou de casos em que um governo precisa de nomear um homem providencial. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.