Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
19 de julho de 2018 às 05:30

O paraíso da impunidade

Corremos o risco de uma recessão de décadas com as ideias que umas senhoras advogadas do PSD querem impor a Rui Rio, como se fossem a última Coca-Cola do deserto em matéria de justiça

Portugal costuma ser celebrado na retórica do optimismo político como um pequeno paraíso onde, apesar das dificuldades, se vive com sossego, sol o ano quase todo e uma relativa estabilidade salarial que resulta da acumulação de salário e pequenos biscates. Não deixa de ser uma versão dos pobretes mas alegretes do salazarismo ancestral, mas é, ainda assim, uma verdade objectiva. Realmente, não estando no pelotão da frente do crescimento económico, da inovação tecnológica, das condições de saúde e ensino, Portugal não deixa de ser um País onde se vive bem e onde existem muitas coisas boas, que nem os níveis brutais de corrupção, tráfico de influências, promiscuidade entre o público e o privado, e abuso de poder conseguem liquidar.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos Editorial 742
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.