Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
11 de março de 2024 às 01:31

A noite dos três blocos políticos

A partir de agora, os partidos do ‘velho sistema’, PSD e PS, têm de reavaliar tudo. A forma de fazer política, as suas agendas e a respectiva substância, como vão chegar aos portugueses, as políticas que respondem aos reais problemas dos eleitores.

A noite eleitoral deu o triunfo a um gladiador e um enorme problema ao vencedor. E libertou Pedro Nuno Santos para procurar um caminho, um discurso e uma estratégia próprios. "O nosso caminho começa agora", repetiu no discurso final. Mas, no essencial, confirmou que entrámos numa nova fase do sistema político: passa a haver três blocos, a esquerda, direita e um partido anti-sistema, que congrega, até ver, 198 mandatos parlamentares, em 230.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.