Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
31 de março de 2023 às 08:00

A lei vai formosa mas muito tremida

O estratagema jurídico ainda é a melhor garantia da impunidade criada nos últimos 50 anos. Foi sempre assim. Criar distorções de interpretação legislativa e jogar com o fator tempo, tem várias consequências. Mas a mais consistente e eficaz é sempre a da impunidade.

Já escrevi sobre isto mas acho que não me devo cansar. O tema merece escribas insistentes. Depois da vergonha europeia e nacional da lei dos metadados, que é a grande causa da impunidade recente, libertando criminosos da cadeia ou do espectro desta, em crimes que vão do colarinho branco aos raptos, assaltos, homicídios e crimes sexuais contra mulheres e menores, saiu o brinde às grandes empresas visadas pelas coimas milionárias da lei da concorrência.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.