Sábado – Pense por si

Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues Diretor-Geral Editorial
24 de junho de 2025 às 23:00

Caderno de encargos

O Governo parece muito apostado na imigração, mas há uma série de outras preocupações às quais esta nova encarnação de Luís Montenegro, para ter sucesso, terá de dar resposta .

Pode dizer-se com alguma propriedade que o debate parlamentar do programa de Governo foi um passeio no parque para Luís Montenegro e para os seus ministros. A convulsão interna no PS e o período pré-eleitoral nas autarquias são dois fatores que conspiram em conjunto para garantir alguma estabilidade política na governação, pelo menos até ao verão de 2026. Nessa altura, já com um novo inquilino em Belém, será necessário aprovar o segundo orçamento desta legislatura. Só aí chegará a primeira prova de fogo desta nova encarnação de Montenegro. Até lá, a AD sente-se à vontade. Sem um polo forte à sua esquerda, pode ocupar todo o espaço que vai até ao centro-direita, incluindo a área que tradicionalmente era do PS, e direcionar o discurso e a ação políticas apenas para o combate aos temas do Chega.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos Editorial 1104

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.