Sábado – Pense por si

Bruno Nogueira
Bruno Nogueira Humorista
20 de julho de 2023 às 08:00

O que a luz esconde

Sempre que chego a casa da minha mãe, a primeira coisa que faço é ir direito aos cortinados e arrastar um para cada lado, para que o sol entre por ali adentro e passe a fazer parte da sala. Viver num sítio com tanto sol e tapar-lhe a vista, é um desperdício de alegria.

A LUZ É O QUE DECIDE a alegria dos sítios. É subtil a mudança que se dá quando escurece numa sala, mas nem por isso deixa de mudar o nosso estado de espírito e o nosso entusiasmo. Há pessoas que não se importam de viver no escuro. Não estão preocupadas se há luz ou não, nem se a luz que há é boa ou não. Na maior parte das vezes nem se apercebem que isso é uma questão, até alguém dizer: “Não está um bocado escuro aqui?” Então lá acabam por abrir umas cortinas ou acender um candeeiro, não porque tenham descoberto que está escuro, mas porque houve alguém que descobriu por eles. Fazem-no por cortesia, como se também eles tivessem percebido naquele preciso momento que há uma maneira mais clara de ver aquele dia. Os sítios escuros estão cheios de luz por acontecer, e é isso que os entristece, como um quarto escuro num dia de sol.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.