Valoriza-se em demasia a frontalidade crua e bruta, e desvalorizam-se em igual medida os efeitos benéficos de fazer cerimónia. Fazer cerimónia é um bem precioso, que ajuda a evitar muitos amargos de boca. Acontece que a diferença entre ser-se frontal em tudo o que nos passa pela cabeça e ser-se uma besta é muito curta.
HÁ FRASES QUEvolta e meia ouço, e que me provocam instantaneamente uma inflamação na amígdala cerebral. São frases que se fazem de boazinhas, para em menos de nada se revelarem uns frutos azedos. Uma delas, que é recorrentemente apresentada como um auto-elogio, é: “eu sou uma pessoa muito frontal, digo sempre tudo o que penso”. É possível que acrescentem umtopping: “comigo sabem sempre com o que contar”. Sempre que ouço uma pessoa a dizer isto, sinto que morre um panda bebé com uma cana de bambu atravessada na garganta. Fascina-me o grau de auto-estima que é preciso ter para achar que a outra pessoa precisa mesmo de ouvir uma opinião que ninguém lhe pediu. É de louvar que haja alguém que deposite tanta esperança em si próprio. Eu, por exemplo, sinto que mesmo quando me pedem uma opinião, aquilo que tenho para dizer não é nem de perto nem de longe o que a outra pessoa precisa de ouvir. É até possível que piore depois de me ouvir. Mas estes meninos não se deixam intimidar e avançam sem medos, cheios de palavrinhas.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.