Sábado – Pense por si

Bruno Nogueira
Bruno Nogueira Humorista
19 de outubro de 2023 às 08:00

Isto é só a minha opinião

Valoriza-se em demasia a frontalidade crua e bruta, e desvalorizam-se em igual medida os efeitos benéficos de fazer cerimónia. Fazer cerimónia é um bem precioso, que ajuda a evitar muitos amargos de boca. Acontece que a diferença entre ser-se frontal em tudo o que nos passa pela cabeça e ser-se uma besta é muito curta.

HÁ FRASES QUEvolta e meia ouço, e que me provocam instantaneamente uma inflamação na amígdala cerebral. São frases que se fazem de boazinhas, para em menos de nada se revelarem uns frutos azedos. Uma delas, que é recorrentemente apresentada como um auto-elogio, é: “eu sou uma pessoa muito frontal, digo sempre tudo o que penso”. É possível que acrescentem umtopping: “comigo sabem sempre com o que contar”. Sempre que ouço uma pessoa a dizer isto, sinto que morre um panda bebé com uma cana de bambu atravessada na garganta. Fascina-me o grau de auto-estima que é preciso ter para achar que a outra pessoa precisa mesmo de ouvir uma opinião que ninguém lhe pediu. É de louvar que haja alguém que deposite tanta esperança em si próprio. Eu, por exemplo, sinto que mesmo quando me pedem uma opinião, aquilo que tenho para dizer não é nem de perto nem de longe o que a outra pessoa precisa de ouvir. É até possível que piore depois de me ouvir. Mas estes meninos não se deixam intimidar e avançam sem medos, cheios de palavrinhas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.