Sábado – Pense por si

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes Jornalista
04 de junho de 2019 às 11:22

Onde está o nosso “Relatório”?

Ficou conhecido como O Relatório. Foi posto nas livrarias numa versão resumida e recitado por atores de teatro. Na Islândia, minada pelo amiguismo, o público conseguiu informação e responsabilização sobre a crise sísmica na banca. Em Portugal estamos ainda longe disso

No penúltimo dia de 2008, o parlamento islandês nomeou três pessoas com reputação intacta, um bem escasso naquela altura, para liderarem uma investigação especial ao colapso sistémico da banca. O desastre, o maior do mundo em proporção da economia de um país, fora declarado três meses antes. A comissão que investigou as causas da crise teve todos os meios: contratou 48 pessoas, incluindo especialistas estrangeiros, e pôde aceder livremente à informação bancária. Em abril de 2010 publicou o seu espantoso trabalho.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.