Sábado – Pense por si

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes Jornalista
18 de março de 2019 às 09:00

Auditoria ao Novo Banco? Bruxelas ajuda

Perante o avolumar de empréstimos públicos por causa do Novo Banco, Governo e Belém sugerem agora auditorias e análises. Mas um relatório abrasivo da Comissão Europeia divulgado há um ano, merecedor de escassa reação pública, já contava as linhas gerais do argumento deste filme - e identificava os vilões

Sete dias antes de ser assinado o acordo para a venda do Novo Banco ao fundo Lone Star, a Comissão Europeia (CE) divulgou o seu relatório de avaliação à operação. Apesar de rasurado, este documento (Sale of Novo Banco with additional aid in the in the context of the 2014 Resolution of Banco Espírito Santo, S.A.) oferece várias pistas para responder às perguntas feitas nos últimos dias e que se resumem numa só: como é que o Novo Banco continua a dar tanto prejuízo se era o "BES Bom"?

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?