Sábado – Pense por si

Alexandre Pais
Alexandre Pais
05 de outubro de 2016 às 08:00

O sonho azul realizou-se há 60 anos

“Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é de alguém que acredite que isso possa acontecer” – Roberto Shinyashiki, psiquiatra brasileiro, Santos, 1952

Decorreram seis décadas sobre o dia 23 de setembro de 1956 em que o Belenenses inaugurou o Estádio do Restelo. Construído nos terrenos de uma antiga pedreira, cedidos pela Câmara de Lisboa, que pretendia desalojar o clube das históricas Salésias – primeiro campo relvado de Portugal –, o recinto estreou-se com um desafio particular em que os azuis bateram o Sporting, por 2-1. Dias depois, deu-se a inauguração noturna, tendo então o Belenenses derrotado, por 2-0, os franceses do Stade de Reims, finalista vencido da primeira Taça dos Campeões.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Filmes do desassossego

Ao ver os socialistas que apoiam a Flotilha "humanitária" para Gaza tive a estranha sensação de estar a ver a facção do PS que um dia montará um novo negócio, mais alinhado com a esquerda radical, deixando o PS “clássico” nas águas fétidas (para eles) do centrão.

A lagartixa e o jacaré

Quando o valor das notícias desaparece

Mesmo quando não há nada de novo a dizer, o que se faz é “encher” com vacuidades, encenações e repetições os noticiários. Muita coisa que é de enorme importância fica pelo caminho, ou é apenas enunciada quase por obrigação, como é o caso de muito noticiário internacional numa altura em que o “estado do mundo” é particularmente perigoso