Sábado – Pense por si

Alexandre Pais
Alexandre Pais
28 de dezembro de 2016 às 08:00

Mexicana faz 70 anos e resiste

“O charme da história (...) consiste no facto de que, de tempos em tempos, nada muda e mesmo assim tudo é completamente diferente” – Aldous Huxley, escritor inglês, 1894-1963

Foi a 28 de dezembro de 1946 – completam-se para a semana 70 anos – que abriu, no n.º 30 da Avenida Guerra Junqueiro, junto à Praça de Londres, aquela que viria a ser uma das míticas pastelarias de Lisboa: a Mexicana. Inicialmente designada por Confeitaria Mexicana, pertencia a construtores civis de Tomar, que haviam construído o prédio. Recorro ao blog restosdecoleccao.blogspot.pt para acrescentar que no início dos anos 60 a casa foi alvo de profunda reforma e ampliação, cujo projeto esteve a cargo do arquiteto Jorge Ferreira Chaves. Criou-se nessa altura a esplanada e um novo salão de chá ao fundo do estabelecimento.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.