Sábado – Pense por si

Vania Baldi
Vania Baldi
15 de junho de 2023 às 18:50

Berlusconi e a fabulização da realidade: o que as esquerdas deveriam apreender

O projeto cultural e político funcionou, o público (que votou nele) concebido como uma criança de oito anos que gosta de sentir-se mimada e acreditar nas fábulas, muito bem contadas, claro, comprou todas as temporadas da "egolatria" berlusconiana.

"O público pensa como uma criança de oito anos". Esta frase que Berlusconi costumava dizer durante os seus encontros com os publicitários resume definitivamente aquela que foi a sua ética e o seu projeto político. A linguagem publicitária não devia funcionar apenas como uma técnica de propaganda, mas como uma maneira de sentir e encarar o mundo, uma nova gramática da cultura contemporânea alicerçada na fabulização da riqueza, do bem-estar e, por fim, do sucesso para a pólis que todos nós italianos teríamos partilhado.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.