Sábado – Pense por si

Vania Baldi
Vania Baldi
03 de agosto de 2020 às 14:06

A atuação das Eminências Pardas no Mundo Digital

Não é uma novidade que a gestão da informação se relacione com o exercício do poder, no entanto as eminências pardas tornaram-se informacionais a partir do momento que os media de massa, a linguagem da publicidade, da propaganda e do jornalismo vieram a condicionar a organização da vida em comum.

Costumamos associar a legitimidade da autoridade e do poder que esta exerce com a capacidade dos seus representantes em conhecer as respostas às perguntas que inquietam uma sociedade e com a habilidade das suas instituições em encontrar soluções aos problemas considerados prementes. Na gestão do poder existe uma dialética entre perguntas e respostas, mas o que torna um sistema de poder diferente do outro é a forma da sua articulação. Às diferentes condições socio-históricas correspondem diferentes encadeamentos entre os que colocam as perguntas e os que respondem, assim como a sua ordem sequencial, sendo que há respostas podem ser dadas sem serem requeridas ou perguntas que podem ficar suspensas e eludidas. Um campo de tensões através do qual se determina a qualidade do consenso. Contudo, como define-se o que é questionável e o que é respondível?

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro