Sábado – Pense por si

Vania Baldi
Vania Baldi
06 de julho de 2020 às 07:44

De que turismo temos falta?

O turismo que temos vindo a conhecer e praticar nas últimas décadas banalizou o aspeto excecional da viagem e do encontro com o desconhecido.

Falar de turismo em época de pandemia é algo controverso, não apenas pelas razões sanitárias que implicam prudência nas deslocações, mas também por sabermos que os tráfegos aéreos, marítimos e rodoviários têm uma parte de responsabilidade na deterioração do equilíbrio ecológico que, por sua vez, tem outra na difusão do vírus. Bastaria recordar como voltaram a resplandecer muitos lugares naturais do planeta durante a quarentena. Contudo, sabemos que é redutor ligar a crise ecológica aos transportes, a causa principal, como foi salientado pelos climatologistas, reside nas emissões de CO2 libertadas pelos combustíveis fosseis, a mudança ecológica depende daquela energética (descarbonização, hidrogénio verde e eletrificação). De qualquer forma, não parece muito responsável auspiciar que o modelo turístico pré-Covid retorne como era antes tão rapidamente, hoje é o momento ideal para aproveitar do impasse e repensar o que torna significativa e importante a experiência turística.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.