Sábado – Pense por si

Vania Baldi
Vania Baldi
11 de setembro de 2020 às 21:43

Os Horizontes Plurais da Comunicação Social

Sem comunicação social a pandemia teria provocado um desastre incalculável, sem sistemas informativos à altura do desafio teríamos experienciado um verdadeiro caos na gestão dos processos de prevenção e na compreensão das medidas tomadas.

É expectável que, nos últimos meses, nos tenhamos lembrado de quão fundamental é um sistema mediático livre numa sociedade altamente exposta às consequências das suas inúmeras conexões com o resto do mundo e tão interligada a fenómenos dificilmente inteligíveis. Provavelmente, entendemos em definitivo que sem comunicação social a pandemia teria provocado um desastre incalculável, sem sistemas informativos à altura do desafio teríamos experienciado um verdadeiro caos na gestão dos processos de prevenção e na compreensão das medidas tomadas, sem a articulação entre intermediários profissionais teríamos tido um número bem maior de mortos. O ecossistema mediático deu provas da sua função cívica, indispensável para o cumprimento de políticas públicas e a verificação das suas várias implicações. Parece uma consideração óbvia, todavia o valor da comunicação social não é reconhecido de forma linear.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos vania baldi
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro