Sábado – Pense por si

Tiago Pereira
Tiago Pereira Psicólogo e membro da direção da Ordem dos Psicólogos Portugueses
29 de junho de 2021 às 22:04

O valor da amizade

Na verdade, aqui e ali, no Mundo ao redor, com um futuro pautado pela incerteza e pela volatilidade, importa intencionalizarmos e ritualizarmos as relações e a amizade.

No tempo incerto que vivemos, entramos no Verão de 2021 no 15º mês de uma complexa e duradoura pandemia e com o Campeonato Europeu de Futebol de 2020 (!) a decorrer. Competição atomizada por 11 cidades europeias e marcada por improváveis restrições e por cada vez menos improváveis, mas nem por isso menos inquietantes, posições do organismo que a organiza em torno de assuntos que remetem para direitos, liberdades e equidade. Ainda assim, como em qualquer grande competição internacional de equipas, é bastante provável que no próximo 11 de Julho a selecção vencedora comemore a vitória ao som do "We are the champions", música composta por Freddie Mercury para funcionar como "um jogo de diálogo" entre os seus Queen no palco e os "nós" na plateia.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos tiago pereira
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.