Sábado – Pense por si

Sofia V. Martins
Sofia V. Martins Terapeuta e Coach
10 de abril de 2017 às 15:51

Quando a fragilidade dos outros nos fortalece

Num dia de sol abalado por fortes rabanadas de vento, dei comigo o observar uma formiga. Sempre que o vento amainava, tentava arrastar uma pétala de rosa para o seu buraco. Achei-a demasiado grande para um ser tão minúsculo

Num dia de sol abalado por fortes rabanadas de vento, dei comigo o observar uma formiga. Sempre que o vento amainava, tentava arrastar uma pétala de rosa para o seu buraco. Achei-a demasiado grande para um ser tão minúsculo. Imaginei a força que estaria a fazer. Mas calculei que a vontade que tinha em ter aquela pétala no seu cantinho era superior a tudo. Não sei porque a queria lá. O que faria com ela. Mas também não era da minha conta. Quando o vento soprava, pétala e formiga eram arrastadas para longe. E assim que amainava, a formiga voltava à sua luta, sem vacilar. Estive ali durante bastante tempo, encantada. Sempre o mesmo esforço, sempre o mesmo resultado. Quando parecia estar tão perto, o vento chegava na hora H para estragar tudo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.