Sábado – Pense por si

Pedro Proença
Pedro Proença Advogado
22 de março de 2024 às 07:00

Ciganos, Polícia e a Sociologia Transformista

Transformarmos de forma arbitrária análises estatísticas em probabilidades, contamina a opinião pública, atira gasolina para a fogueira antiga dos factores que levam à auto exclusão social da comunidade cigana e das desconfianças mútuas entre ciganos e Polícia.

Dois parágrafos de uma tese de doutoramento da autoria da antropóloga Ana Rita Alves, datada de 2022, no qual se refere que os cidadãos de etnia cigana têm uma probabilidade de ser mortos pela Polícia quarenta e três vezes superior aos outros cidadãos, foi agora usada até à exaustão pela comunicação social, bem como pela extrema esquerda, como bandeira da existência de um alegado racismo congénito nas forças de segurança portuguesas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.