Sábado – Pense por si

Pedro Antunes
Pedro Antunes
18 de abril de 2018 às 10:19

O excepcionalismo ético do Bloco

Ficou, no entanto, com uma sensação de desconforto. Na sua declaração de renúncia, curta, directa, Paulino Ascenção explica que vai devolver o dinheiro a instituições sociais da Madeira, não podendo fazê-lo directamente ao estado.

O Bloco de Esquerda, agremiação de partidos marxistas, trotskistas mandelistas, entre outros, sempre arrogou para si uma ética maior que a dos outros. Afinal de contas, estão do "lado certo da história"! E feitas as contas, só assim tinham votos para entrar no parlamento. Todos engoliram sapos em prole das contas e lá seguiram contentes para o parlamento. Hoje, volvidos 16 anos, até fazem governação à distância.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
A lagartixa e o jacaré

Dez observações sobre a greve geral

Fazer uma greve geral tem no sector privado uma grande dificuldade, o medo. Medo de passar a ser olhado como “comunista”, o medo de retaliações, o medo de perder o emprego à primeira oportunidade. Quem disser que este não é o factor principal contra o alargamento da greve ao sector privado, não conhece o sector privado.

Adeus, América

Há alturas na vida de uma pessoa em que não vale a pena esperar mais por algo que se desejou muito, mas nunca veio. Na vida dos povos é um pouco assim também. Chegou o momento de nós, europeus, percebermos que é preciso dizer "adeus" à América. A esta América de Trump, claro. Sim, continua a haver uma América boa, cosmopolita, que gosta da democracia liberal, que compreende a vantagem da ligação à UE. Sucede que não sabemos se essa América certa (e, essa sim, grande e forte) vai voltar. Esperem o pior. Porque é provável que o pior esteja a chegar.