Sábado – Pense por si

Paulo Lona
Paulo Lona Presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público
20 de junho de 2023 às 08:03

A liberdade de expressão dos Magistrados – preocupações vindas de França

Ao ser posta em causa a liberdade de expressão dos magistrados é a própria independência do judiciário francês que é, por essa via, posta em causa.

A liberdade de expressão dos juízes em França está a ser alvo de um ataque por parte das autoridades francesas, o que já levou a Associação dos Magistrados Europeus para a Democracia e Liberdades (MEDEL), de que fazem parte o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público e a Associação Sindical de Juízes Portugueses, a emitir um comunicado expressando a sua preocupação e exortando, por isso, essas autoridades a abandonarem o plano de restringirem a liberdade de expressão dos membros da magistratura "e, pelo contrário, trabalharem para fazer do «país da declaração dos direitos humanos» o ponta de lança de um reforço das estruturas do Estado de Direito dentro da Europa".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.