Sábado – Pense por si

Paulo Lona
Paulo Lona Presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público
30 de setembro de 2025 às 07:00

A independência da justiça brasileira sob ataque

Os sistemas de justiça independentes, pilares essenciais da democracia, enfrentam hoje estratégias concertadas de descredibilização e intimidação: magistrados visados nas redes sociais, campanhas de difamação patrocinadas, ameaças físicas e mesmo retaliações internacionais.

Os ataques que, em 2023, culminaram com a invasão e vandalização das instalações do Supremo Tribunal Federal, do Congresso Nacional e do Palácio Presidencial em Brasília – eco evidente do assalto ao Capitólio norte-americano – marcaram um dos momentos mais graves da história da jovem democracia brasileira. No início de 2024, uma nova tentativa de atentado voltou a colocar em risco o coração das instituições democráticas do país.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Prioridade adiada: a Justiça à entrada de 2026

Maioria dos problemas que afetam o sistema judicial português transita, praticamente inalterada, de um ano para o outro. Falta de magistrados do Ministério Público e de oficiais de justiça continua a ser uma preocupação central. A esta escassez humana soma‑se a insuficiência de meios materiais e tecnológicos.