A ilusão das muitas vagas para o Ministério Público
A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca.
(Enviada semanalmente)
Esta crise de escassez não nasceu hoje. Ela resulta de escolhas de planeamento acumuladas ao longo do tempo. Quando recuamos aos últimos cinco anos, os números de vagas abertas para o Ministério Público mostram como o sistema foi alimentado a conta gotas.
Existe uma ideia perigosa a ganhar terreno no debate público sobre a Justiça. Trata-se da convicção de que o problema da falta de procuradores está a caminho da solução apenas porque o Governo decidiu abrir mais vagas no curso normal de formação do Centro de Estudos Judiciários. Ver a abertura de um ano letivo com anúncios de recordes de auditores pode dar uma excelente fotografia nas cerimónias oficiais, mas não resolve a realidade dramática vivida todos os dias nas comarcas e departamentos do Ministério Público.
A verdade é cristalina. Mesmo com um aumento substancial de vagas, o modelo tradicional dos cursos ordinários do Centro de Estudos Judiciários é estruturalmente incapaz de responder às necessidades atuais do Ministério Público e, muito menos, às vagas de jubilações que já se antecipam para os próximos anos.
Esta crise de escassez não nasceu hoje. Ela resulta de escolhas de planeamento acumuladas ao longo do tempo. Quando recuamos aos últimos cinco anos, os números de vagas abertas para o Ministério Público mostram como o sistema foi alimentado a conta gotas. Entre concursos que disponibilizavam contingentes reduzidos, como as 52 vagas de há dois anos ou os lotes ainda mais modestos dos anos anteriores, a formação manteve-se cronicamente abaixo das necessidades operacionais. A abertura recente de 89 vagas para o Ministério Público surge como um pico estatístico, mas chega com anos de atraso e continua a ser claramente insuficiente para estancar o passivo acumulado.
Esta insuficiência torna-se ainda mais evidente quando se desmonta a narrativa do crescimento de 71% nas vagas do Ministério Público face ao concurso anterior. Trata-se de um ilusionismo estatístico. No curso anterior, as 52 vagas do Ministério Público representavam 38,5% do total global do Centro de Estudos Judiciários, enquanto a Magistratura Judicial, somando a jurisdição comum com a administrativa e fiscal, absorvia 83 vagas, ou seja, 61,5% do total. No presente curso, apesar da subida para 89 vagas no Ministério Público, a Magistratura Judicial continua a captar a maioria absoluta com 126 vagas, divididas entre 79 para a jurisdição comum e 47 para os Tribunais Administrativos e Fiscais. Na prática, a quota real do Ministério Público no universo do Centro de Estudos Judiciários subiu apenas de 38,5% para 41,4%, mantendo-se uma proporção em que por cada dez novos procuradores o sistema forma cerca de catorze novos juízes.
Quando analisamos a arquitetura do sistema, a fragilidade fica ainda mais exposta. Enquanto para a magistratura judicial existem vias autónomas e concursos especializados para preencher a jurisdição comum e a administrativa, no Ministério Público o modelo assenta num tronco único de formação. Os auditores do Ministério Público ingressam num canal singular que é obrigado a alimentar simultaneamente ambas as jurisdições. Como este contingente reduzido tem de responder às necessidades de dois universos judiciários distintos, o seu impacto prático acaba por se diluir. No final, o reforço que chega efetivamente aos serviços da base nas comarcas, onde a carga processual diária é mais sufocante, revela-se manifestamente insuficiente para inverter a carência acumulada.
A este afunilamento junta-se uma acentuada erosão etária dos quadros que nenhum curso ordinário consegue travar. Praticamente metade do quadro atual de magistrados tem mais de 50 anos e mais de 20% está em idade de jubilação iminente. Falamos de centenas de procuradores experientes que vão deixar o serviço ativo num curto espaço de tempo. Formar magistrados através do processo ordinário, que exige um longo ciclo de três anos entre a fase de auditor e o estágio prático até ao exercício autónomo pleno, revela-se uma resposta manifestamente lenta para a urgência das necessidades. Este modelo tradicional mal consegue cobrir as saídas por aposentação do próprio ano, mostrando-se incapaz de abater o défice histórico de mais de 200 magistrados que já existe face aos quadros legais.
As consequências desta escassez sentem-se no terreno com gravidade. O planeamento teima em desenhar mapas de magistrados no pressuposto irrealista de que ninguém fica doente ou goza licenças legais. Como o número de magistrados é insuficiente até para preencher o quadro legal, os Quadros Complementares, que deveriam servir de reserva tática para cobrir ausências temporárias ou picos de trabalho, estão desprovidos de recursos. Quando surge uma baixa médica numa comarca, a única resposta do sistema passa por arrastar os magistrados do Ministério Público para acumulações de serviço exaustivas e muitas vezes não pagas. Cria-se assim um círculo vicioso perfeito, sobrecarregando quem fica, gerando desgaste extremo e provocando novas baixas médicas.
Por mais que se fale em criar novas figuras de assessoria ou em simplificar procedimentos, a presença física e a intervenção autónoma do magistrado do Ministério Público continuam a ser insubstituíveis num Estado de Direito.
Se o diagnóstico é claro e as necessidades dos próximos anos são previsíveis, a solução não pode passar pelo espremer do modelo tradicional. É urgente adotar uma rutura pragmática com a abertura de cursos especiais e extraordinários de formação no Centro de Estudos Judiciários.
Estes cursos especiais, direcionados aos candidatos que já demonstraram perfil e competência ao ficarem aprovados em anteriores concursos de ingresso no Centro de Estudos Judiciários mas não ingressaram por limitação de vagas, permitiriam integrar quadros qualificados num espaço de tempo muito mais curto. Só assim será possível injetar um contingente substancial de novos magistrados, repor a margem operacional dos quadros complementares e dar ao Ministério Público o fôlego necessário para enfrentar a crescente complexidade do crime e a defesa dos direitos dos cidadãos.
A defesa da legalidade não se faz com voluntarismo nem com otimismo estatístico à porta do Centro de Estudos Judiciários. Exige-se planeamento estratégico e a coragem política de admitir que, para problemas extraordinários, são precisas soluções extraordinárias. Cursos especiais não significam menor exigência, significam a diferença entre ter uma Justiça que funciona e uma Justiça que colapsa por falta de quem a faça cumprir.
A ilusão das muitas vagas para o Ministério Público
Esta crise de escassez não nasceu hoje. Ela resulta de escolhas de planeamento acumuladas ao longo do tempo. Quando recuamos aos últimos cinco anos, os números de vagas abertas para o Ministério Público mostram como o sistema foi alimentado a conta gotas.
Uma busca nunca constitui uma declaração de culpa, consistindo apenas num ato de recolha. O magistrado que a autoriza ou determina não está a afirmar que o visado cometeu um crime. Está, pelo contrário, a criar as condições para que os factos possam ser apurados com todo o rigor e com base em elementos objetivos.
Enquanto uma investigação criminal precisa do segredo para recolher provas sem sobressaltos, as audições no Parlamento são feitas à vista de todos e transmitidas em direto. Esta transparência é saudável para a democracia, mas exige aos deputados um cuidado redobrado para que o julgamento na praça pública não atropele o princípio sagrado de que todos são inocentes até prova em contrário.
À escassez de procuradores soma-se a falta de oficiais de justiça, as limitações nos órgãos de polícia criminal e nas perícias técnicas, além dos constantes desafios logísticos e tecnológicos que continuam a condicionar as infraestruturas judiciárias.
Olhar para o percurso do visado, que se encontra preso desde 2017 através de um labirinto de acusações sem provas, absolvições anuladas à pressa e novas detenções desenhadas à medida, permite perceber como um sistema judicial pode ser esvaziado por dentro.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.