Sábado – Pense por si

Paula Cordeiro
Paula Cordeiro Especialista em comunicação
29 de março de 2020 às 19:57

Vem ai o desemprego e estar de mãos lavadas só resolve metade do problema

"Os factos são estes e a Padaria Portuguesa não tem de ser exemplo mas representa tudo isto porque, afinal, até podemos tomar o pequeno almoço em casa. Aproveita a falta de emprego e as baixas qualificações para uma estratégia de baixos salários, esmagando, também, as margens dos produtores que precisam de escoar produção."

Num país em que metade da população em idade activa não completou o secundário, o fantasma da recessão e o medo do desemprego sentam-se juntos à mesa para jantar, lado a lado com empresas de propriedade milionária e falência assumida ao menor abalo económico, servidas por um estranho hábito em desvalorizar as profissões que, aqueles que não terminam o secundário, muitas vezes abraçam. Chama-se preconceito social e revela-se, sobretudo, nos prefixos que usamos e na designação pomposa das actividades mais simples.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
A lagartixa e o jacaré

Dez observações sobre a greve geral

Fazer uma greve geral tem no sector privado uma grande dificuldade, o medo. Medo de passar a ser olhado como “comunista”, o medo de retaliações, o medo de perder o emprego à primeira oportunidade. Quem disser que este não é o factor principal contra o alargamento da greve ao sector privado, não conhece o sector privado.