Sábado – Pense por si

Paula Cordeiro
Paula Cordeiro Especialista em comunicação
29 de março de 2022 às 20:00

Saudade não é o mesmo que saudosismo

A reacção (global) ao comportamento de Smith é o reflexo da mudança em curso e uma forma de mostrar que nada do que aquele comportamento representa é aceitável.

Saudade é uma daquelas palavras que, dizem, não tem tradução mas que faz sempre pensar que há muitas coisas que não têm tradução. A cerimónia deste ano dos óscares é disso um bom exemplo e deixou-me com saudades do tempo em que vários actores e personalidades mediática se juntaram para ficarem juntos numa fotografia. O impacto foi tão grande que o Oxford Dictionary escolheu selfie para palavra do ano. Estávamos em 2014 e não sabíamos que éramos felizes. A 86.ª cerimónia dos Óscares foi apresentada por Helen DeGeneres e tornou-se num dos mais afamados momentos dos óscares: a selfie que tirou, durante a cerimónia, rodeada de actores famosos, tornou-se na fotografia mais retweetada de sempre em apenas uma hora.  O ano de 2014 já lá vai e,  na altura, vivíamos ligados, todos conectados, mas era tudo diferente. Éramos diferentes e não sabíamos no que o mundo se poderia tornar. A culpa é sempre da Internet. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres