Sábado – Pense por si

Paula Cordeiro
Paula Cordeiro Especialista em comunicação
14 de janeiro de 2025 às 09:11

O vinho, ou um exemplo de sustentável regeneração

Exemplos da urgência em mudar o paradigma de exploração dos recursos naturais do Planeta não faltam, com inundações mortais ou incêndios florestais, tempestades de neve e congelamento sem precedentes, tempestades de areia ou ondas de calor inesperadas.

Os tempos mudam, as necessidades também, o nosso conhecimento amplia-se, a adaptação é urgente e fundamental. Fazer referência ao óbvio parece redundante mas, se fosse realmente óbvio, não estaríamos na situação de urgência ambiental e climatérica em que nos encontramos. A natureza lucrativa das organizações empresariais leva ao inevitável conflito de interesses: as indústrias de combustíveis fósseis, por exemplo, têm interesse em minimizar, ou negar, as alterações climáticas para proteger a sua agenda económica, continuando a produzir sem respeito pelo ecossistema natural. Contudo, exemplos da urgência em mudar o paradigma de exploração dos recursos naturais do Planeta não faltam, com inundações mortais ou incêndios florestais, tempestades de neve e congelamento sem precedentes, tempestades de areia ou ondas de calor inesperadas. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.