Sábado – Pense por si

Paula Cordeiro
Paula Cordeiro Especialista em comunicação
08 de maio de 2023 às 09:48

(In)sustentável, ou a eterna história de Portugal

O que se passou nos últimos dias é triste, caricato e irresponsável. Um vai que não vai, comenta e não diz nada que culmina num fica tudo na mesma.

Gostar de Portugal é fácil. Demasiado fácil. É aquele país simpático e sorridente, sempre de braços abertos e pronto a ajudar mas que depois não se safa. É como aquele colega de turma que todos tivemos e de quem todos gostávamos mas que não só não se safava com as miúdas, como era péssimo nas aulas de educação física e não tinha boas notas. No final corria sempre tudo bem e ia passando entre os pingos da chuva mas foi ficando cada vez mais para trás até lhe perdermos o rasto. Assim é Portugal. Aquele país simpático que se está a transformar num misto entre a Flórida e a Venezuela da Europa e, neste misto difícil de definir ou caracterizar, vai ficando cada vez mais para trás. As iniciativas de excelência, a inovação e o estafado 300 dias de sol por ano já não chegam para nos alegrar ou distrair. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.