Sábado – Pense por si

Paula Cordeiro
Paula Cordeiro Especialista em comunicação
13 de dezembro de 2019 às 13:07

Histórias da revolução que diz não a 40 ou (muitas) mais horas no escritório

"O trabalho que causa infelicidade, burnout e que assenta numa lógica de desigualdade, está ultrapassado e será cada vez mais difícil encontrar quem queira desempenhar funções em empresas dessas."

Talvez não seja uma revolução mas é, certamente, uma alteração quase silenciosa, das que não se anunciam e se vão concretizando, pouco a pouco, contra o sistema. Como os escritores, também eu me inspiro na realidade e nas pessoas, imagino as suas vidas e tento escrever sobre cada uma delas. Há dias, enquanto almoçava com uma nova amiga, trocávamos impressões sobre a história das nossas vidas. Escutava-a atentamente e interrompi quando afirmou que, apesar das concretizações e do aparente sucesso, aos 25 anos estava profundamente infeliz, com excesso de trabalho, uma "vida que não era vida". Colapsou. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.