Sábado – Pense por si

Paula Cordeiro
Paula Cordeiro Especialista em comunicação
13 de fevereiro de 2023 às 08:00

Das diferenças salariais da ACT ao Chat GPT vai uma pergunta: “Quanto ganhas?”

Do ponto de vista pessoal, vejo uma grande opacidade em relação a salários, uma vez que, homens e mulheres fazem do "quanto ganhas?" uma espécie de tabu que não ajuda ninguém, sobretudo os que, por alguma razão - muitas vezes medo ou incapacidade de negociação - ganham menos.

O artigo desta semana resulta de uma experiência. Comecei a escrever sobre a diferença salarial entre géneros em Portugal e troquei uma mensagem com uma amiga. Esta, a propósito do tema, fez referência ao CHATGPT, essa novidade da inteligência artificial que parece conversar connosco e quase mostra saber mais do que nós. Como muito se tem falado sobre os artigos escritos pelo CHATGPT em relação aos que ainda dependem da mão humana, escrevi as seguintes palavras, em inglês:gender equality salaries Portugal. Queria perceber se me entregaria generalidades ou se encontraria informação sobre a manobra da ACT (Autoridade para as Condições de Trabalho) que, esta semana, notificou várias empresas nacionais para explicarem as diferenças salariais entre homens e mulheres.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.