Sábado – Pense por si

Paula Cordeiro
Paula Cordeiro Especialista em comunicação
15 de março de 2022 às 20:00

Até onde vai a estupidez humana

Haja o que houver, a Rússia está a acelerar um processo em curso de destruição do mundo. Lamento atirar-vos a verdade à cara mas desde 2021 que deveríamos ter alterado radicalmente as nossas acções para preservar e garantir a vida no Planeta. E o que fazemos? Nada.

Somos estúpidos. Só podemos ser muito estúpidos se não aprendermos com a história, se optarmos por ignorar os factos, se não conseguirmos reconhecer os erros do passado, se insistimos em repetir o que está provado não resultar. Aplica-se a tudo na vida, das coisas mais pequenas aos momentos decisivos do indivíduo e da humanidade. A situação em que nos encontramos é um desses momentos, em que escolhemos ser estúpidos, preferimos acreditar que o dinheiro pode resolver tudo e que dinheiro é poder. E quando não houve nada para comprar? O que fazer ao dinheiro? E quando tiver sido destruído para garantir a expansão do poder? Que império no vazio? Que poder restará a quem nada tem para governar porque nada resta? Que dinheiro poderá comprar um mundo que se auto-destruiu e que o poder ajudou a destruir? Simples: nenhum. Por isso só podemos ser muito imbecis se acreditarmos que a conquista de poder nos levará a algum lado além do nada. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.