Sábado – Pense por si

Paula Cordeiro
Paula Cordeiro Especialista em comunicação
09 de outubro de 2023 às 08:55

A guerra nunca se entende

O mais difícil é ignorar o extremismo das opiniões que ninguém pediu, para focar naquilo que mais falta: pensar. Nas redes a horda segue em rebanho, com as palas que as impede de observar.

Para os que acreditam na relação dos astros com a nossa vida, estamos a atravessar uma turbulência planetária que tende a piorar. Arrasta-se há umas luas, intensifica-se nos eclipses e não parece ter fim à vista. Para aqueles para quem a vida não depende um contexto extrínseco, de forças espirituais invisíveis, isto é o quê? O que explica o grau de complexidade a que chegámos, de intransigência global e vizinhança impossível, como se não houvesse espaço e terra e tempo e lugar para todos. Talvez (já) não exista, ou talvez sejamos incapazes de localizar, no tempo, quando foi que a maior parte dos problemas que hoje enfrentamos, realmente começou.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.