Sábado – Pense por si

Maria J. Paixão
Maria J. Paixão Investigadora
07 de julho de 2024 às 10:00

Os exaustos da Terra

Independentemente do juízo que se possa fazer sobre os contornos e motivações do golpe que depôs Morales, é indiscutível que as regiões do globo ricas em lítio se encontram sob forte pressão intervencionista externa, involuntariamente envolvidas na corrida desenfreada ao "ouro do séc. XXI" que acaba de começar.

No passado dia 26 de junho, uma tentativa de golpe de Estado saiu derrotada na Bolívia. Após tentarem ocupar o Palácio Presidencial, o grupo de militares insurretos, liderado pelo general Juan José Zúñiga, foi detido e a ordem constitucional foi reestabelecida.  

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.