Sábado – Pense por si

Maria J. Paixão
Maria J. Paixão Investigadora
14 de julho de 2024 às 10:21

Sentados sobre a História

A capacidade mobilizadora e o poder transformador dos coletivos de resistência climática são hoje inegáveis. Sentados no alcatrão, estes ativistas estão a fazer história.

No passado dia 4 de julho, materializou-se a prenunciada vitória esmagadora do Partido Trabalhista no Reino Unido. A recuperação dos Trabalhistas e a derrocada dos Conservadores, sobretudo se integradas numa visão alargada da evolução da política e da sociedade britânicas desde o final da Segunda Guerra Mundial, ocupam um lugar interessante no arco histórico em curso. O real significado desta viragem está, todavia, por escrever.  

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.