Sábado – Pense por si

Maria J. Paixão
Maria J. Paixão Investigadora
16 de fevereiro de 2025 às 10:00

Admirável mundo artificial

Há uma ironia preocupante na forma como o aprofundamento da guerra fria tecnológica culminou numa inversão dos dados do problema: a IA, que começou por suscitar receios generalizados, é hoje propagandeada como bala de prata para todos os problemas da Humanidade.

Realizou-se, em Paris, a Cimeira de Ação sobre Inteligência Artificial, onde se reuniram representantes de mais de cem Estados para discutir o desenvolvimento da IA. A Cimeira acontece num momento em que a guerra fria tecnológica entre os EUA e a China conhece nova reviravolta, com a apresentação do modelo chinês DeepSeek, desafiando as preconceções prevalecentes no seio da indústria sobre o poder computacional e o capital necessários para desenvolver produtos de ponta. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro