Sábado – Pense por si

Luís Aguilar
Luís Aguilar
19 de fevereiro de 2020 às 12:56

Sim, o racismo é estúpido, mas também é muito mais do que isso

"Portugal não se deitou racista no domingo à noite, nem acordou anti-racista na segunda-feira de manhã. Não vivemos num país racista, mas vivemos num país com racistas. Pior ainda: racistas que têm cada vez menos pudor em demonstrá-lo. Seja num estádio, nas redes sociais ou no parlamento."

O problema começa no "mas". Essa terrível forma de tentar equilibrar uma conta em que nunca pode haver saldo positivo. Os insultos racistas são a bancarrota de uma sociedade que aprendeu a normalizar a discriminação das minorias. A velha história do "faz parte", "sempre foi assim", "há sítios onde é bem pior". Geralmente acompanhada pela desculpabilização dos agressores. Porque disseram aquilo sem pensar, porque foi apenas para provocar, porque levam logo tudo a mal.  

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.