Sábado – Pense por si

Luís Aguilar
Luís Aguilar
11 de abril de 2019 às 10:53

É o dinheiro, estúpido!

Johan Cruyff chegou a dizer que nunca tinha visto um saco de dinheiro marcar golos. Sim, o dinheiro por si só não ganha jogos nem troféus. Mas o que alguns, em Inglaterra, podem gastar num único jogador é mais de metade do orçamento total de qualquer grande português para uma temporada. O FC Porto perder por 2-0 contra o Liverpool não é um choque. É a vida

As contas são fáceis de fazer. O Liverpool é milionário. O FC Porto não é. A partir daqui podem lançar todas as teorias sobre aquilo que os dragões deveriam ter feito para sair de Anfield com outro resultado. Algumas serão válidas, outras roçam o patético e a fantasia. Nada mais do que isso. Pode custar aos adeptos portugueses, e em especial aos portistas, ver o campeão em título ter tantos momentos do jogo em que está controlado. Mas por melhores que sejam as ideias e intenções de Sérgio Conceição, a diferença está lá, é evidente e quase sempre difícil de reduzir.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.