Sábado – Pense por si

João Paulo Batalha
João Paulo Batalha
19 de abril de 2023 às 08:00

Vive e deixa morrer

Não basta investigar denúncias de negligência médica nos hospitais públicos. Os ataques constantes aos denunciantes são um apelo à impunidade e ao silêncio.

Em Portugal, um bom barómetro da credibilidade de uma denúncia é a rapidez e ferocidade da reação contra os denunciantes. A exposição de uma cultura de assédio sexual e moral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra é hoje o caso de estudo mais visível das falhas sistémicas na prevenção do assédio e do desencorajamento à denúncia. A Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa já nos tinha mostrado o ciclo de denúncia, represália e encobrimento com que estas questões são tratadas no nosso país – nesse caso, o único professor que respondeu perante a Faculdade foi o que ajudou a expor os casos de abuso e defendeu as vítimas, e que foi alvo de processo disciplinar por (adivinhou) difamação.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.